Finados no Camping do Paiol – Águas da Prata,Sp

Feriado chegando porem minha escala não permitiu pegar os 3 dias do feriado de finados então íamos fazer um bate e volta (1 e 2/11) pra não passar em branco nosso segundo ano de namoro.Escolhemos ir para Águas da Prata,uma estância hidro-mineral que fica a 186kms de Ribeirão Preto,faz parte do “Caminho da Fé” e tinha diversas opções de turismo de aventura incluindo descida de cânions (canionismo),que fazia um tempo que gostaríamos de experimentar mas não se achava muitas opções por perto. Saímos de manhã com tempo nublado,pegamos chuva na estrada e chegamos lá por volta das 11 horas.

Barraca sem as tralhas

Antiga estação de trem

Ficamos no Camping do Paiol,um dos poucos campings da região que fica em uma estrada de terra colado no pedágio. O lugar é bem arborizado,praticamente todo plano,com churrasqueiras cobertas,local para motor-homes,chalés,lago,piscina,bar e restaurante,banheiros amplos e perto do centrinho da cidade.Como a intenção era fazer um bate volta e ficaríamos praticamente um dia todo fora fazendo as atividades radicais optamos por levar somente a barraca deixando para traz as tralhas pesadas e se alimentando nos restaurantes da cidade.

Chalés…….

Área de trailer/motrohomes

Enquanto montava a barraca a Driele foi na lanchonete abrir uma “continha” e já trouxe uma gelada pra amenizar o calor;a montagem foi rápida pois não tinha muita coisa,só me arrependi de não ter levado a grelha pra fazer um churras a noite.Tem uma cachoeira dentro da propriedade mas só ficamos sabendo disso depois,por isso não fomos lá para explora la.Passeamos pelo camping para conhecer,fomos apreciar os MHs que estavam por lá aguçando nossas vontades e sentamos nas mesas em frente a piscina para bebermos e encomendar o almoço que era servido no local.O restaurante oferece refeições a la carte e porções com preços até bons se compararmos com os tradicionais da cidade.Comemos muito…………até esturricar…rsrsrs….!!!!

Piscina e área de lazer

Tomando cerveja,olhando pro nada e dando carinho pro cachorro!!! …..Relax…

Para fazer digestão resolvemos dar uma volta na cidade para se familiarizar e agendar o passeio de domingo.Passamos na Prata Expedições que fica no centro próximo dos pontos turísticos e conversamos com o Rafael que foi muito atencioso,nos informou de todos os passeios disponíveis,deu dicas de passeios na cidade e fechamos com ele a descida do Cânion Matrix.Na cidade existem mais de 10 fontes de águas minerais e fomos conhecer a principal delas,a Fonte Vilela que é considerada a mais radioativa das Américas.Ela faz parte do Bosque Estadual que é uma reserva de mata nativa onde macaquinhos ficam soltos nas copas das arvores,crianças brincam no parquinho,as pessoas fazem passeios pelas pequenas trilhas e tem várias casinhas de madeira que funcionam como loja de artesanato e lanchonetes.Ao lado fica o Balneário que estava abandonado e passando por uma reforma.

Esses dão trabalho…….rsrsrsrs

Radioativa tipo Shernobyl??…rsrsrs

Fonte Vilela e Bosque Estatual no fundo

Em frente atravessando o Rio da prata fica a Praça Basílio Ceschin que tem um lago com pedalinhos,algumas fontes luminosas,a Fonte da Juventude que estava desativada e um espaço enorme pra poder aproveitar o dia.Uma esticadinha para conhecer o Mirante do Cristo,visita rápida porque estava meio deserto e tinha uns indivíduos rondando o local e não nos sentimos seguros.Rodamos um pouco pela estrada de terra que faz parte do circuito Caminho da Fé,sentido Pico do Gavião,local onde tem uma rampa de saltos e voos,mas não chegamos a conhecer e na volta ao camping decidimos passar na Cascatinha somente para tirar umas fotos já que estava no finalzinho da tarde começando a escurecer.Lembra do nosso plano de fazer as refeições na cidade?Foi difícil achar um restaurante aberto domingo a noite mesmo sendo feriado em uma cidade tão pacata como Águas da Prata,mas nos indicaram uma pizzaria e matamos nossa fome com uma bela pizza e nossa sede com um chopp bem gelado.

Rodovia corta a cidade!!!

Vista do mirante do Cristo

Direto da “fonte” !!!

No outro dia seguimos bem cedo ao encontro do Rafael e do Anor que foram nossos instrutores nessa incrível aventura chamada Canionismo  que consiste em fazer uma trilha por terra até a cachoeira e fazer uma marcha aquática pelo leito do rio vencendo seu relevo acidentado, transpondo seus obstáculos verticais e anfíbios através de técnicas e equipamentos,driblando todos os obstáculos que aparecerem, como cachoeiras, corredeiras e poços.

Quem tinha casca?…..Não …..CASCATINHA (cachu)

Trilha para Cascatinha

Ciclistas no caminho da fé !!

Em nosso caminho se encontrava sete cachoeiras de diferentes tamanhos e dificuldades,a caminhada por dentro do leito do rio,sobe e desce em pedras e galhos;foram 4 horas de paisagens incríveis,muito verde,natureza em seu estado mais puro,altos papos,adrenalina e a sensação de alma lavada.Chegamos no camping próximos das 18 horas,tomamos um banho,desmontamos a barraca e pegamos estrada de volta já fazendo planos para um retorno em breve afim de explorar os lugares que não deram tempo de serem visitados.

Preparados para o Cânion

Canionismo -Trilha no leito do rio

Rapel e o céu !!!!…lugar lindo !!!!

Trilha para inicio das atividades